sábado, 31 de dezembro de 2011

Agora sim... Vem, 2012!


2011 foi um ano bem produtivo. Muito trabalho e conquistas. O blog bateu recorde de posts e views. Depois da saga da "nossa" humilde lista d'As 100 melhores Músicas de 2011, pausa estratégica de uma semana e ainda vamos voltar a falar de 2011 (melhores discos?), para , aí sim, 2012 vir com tudo. Bons porres!

As 100 melhores Músicas de 2011 - 1. Criolo - Subirusdoistiozin


Nó Na Orelha é sem duvida o disco do ano no Brasil. Com vários estilos, mas que no fim se completam no disco. "Subirusdoistiozin", com suas batidas bem produzidas e as rimas bem sacadas e cantada, inteligentemente, de forma normal. É a melhor música de 2011. Os arranjos de piano e trompete, dão o toque de requinte a faixa. É impossível não viciar neste som. O excelente artista Criolo é a revelação do ano e as expectativas são boas para o que vem a seguir.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 2. Foo Fighters - Walk


O Foo Fighters lançou o melhor disco de 2011, o Wasting Light. Canções fortes, homenagens ao metal, ode ao grunge. "Walk" que começa como uma balada e explode em rum rock raivoso é a que melhor sinteriza a atual fase dos Foo. Clipes ainda bombando na internet, shows lotados, singles bem executados e CD muito bem vendido. Apontados como a maior banda de rock da atualidade, alguém se arrisca a dizer o contrário?

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

As 100 melhores Músicas de 2011 - 3. Arctic Monkeys - The Hellcat Spangled Shalalala


Sem querer ser repetitivo, Arctic Monkeys disseram que não sabem mais compor bons hits. Como não? O que será que é então "The Hellcat Spangled Shalalala"? A melhor música do disco funcionaria fácil em rádios genéricas, em estádios e em estações indies. Ainda mais com esse refrão pra cantar junto. Ou melhor dizendo... "What you waiting for? To sing another fuckin'... Shalalala Shalalala Shalalala Shalalala".

As 100 melhores Músicas de 2011 - 4. Jay-Z & Kanye West - Otis (Feat. Otis Redding)


O projeto The Throne, que une as duas maiores forças do hip hop da atualidade, Jay-Z & Kanye West, foi um dos mais sólidos e bem sucedidos de 2011.Também, não poderia dar errado. O midas Jay-Z além de ótimo rapper é um ótimo produtor. O mesmo se aplica a West, apesar de seus egocentrismos, que são compensado com talento. Em "Otis" - que trás o sample de "Try A Little Tenderness" do cantor soul Otis Redding, está um dos grandes momentos da dupla e do ano de 2011. Final com gritos apoteótico. Épico.

As 100 melhores músicas de 2011 - 5. Lana Del Rey - Blue Jeans


A boca, digo, a Lan Del Rey teve um boom imenso em 2011. Começou na internet, e "derrepente" (vai aí uns meses), se alastrou para programas de TV dos Estados Unidos e blogs e iTunes brasileiro. "Blue Jeans",  a "segunda" música da moça, mantém o clima instigante de "Video Games", mas bem mais interessante nessa versão voz e guitarra. Irresistível, como a Lana (<3).

As 100 melhores Músicas de 2011 - 6. Mayer Hawthorne - A Long Time (Chromeo Remix)


O Mayer Hawthorne lançou a sensacional "A Long Time" no ótimo How Do You Do. Mas o remix do Chromeo ficou matador. No repeat, pra dançar.

 Mayer Hawthorne - A Long Time (Chromeo Remix) by meninorafaelo

As 100 melhores Músicas de 2011 - 7. Criolo - Não Existe Amor em SP


O rapper Criolo apresentou ao Brasil uma ótima faixa de MPB, no disco Nó na Orelha. "Não Existe Amor em SP", divaga sobre as relações frias de uma grande metrópole. Ou até mesmo sobre esse mundo cada vez mais individualizado pela tecnologia. Música com a benção de Caetano Veloso. Não que isso seja tão importante, mas ainda é relevante às massas.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 8. Noel Gallagher - The Death Of You And Me


Até mesmo o Liam, lá no seu íntimo, não consegue negar que a Noel Gallagher se deu muito bem com o fim do Oasis. O álbum Noel Gallagher's High Flying Birds, seu projeto solo de mesmo nome é ótimo. Melhor, até, que o último disco do próprio Oasis. E muito melhor que o Beady Eye do Liam. Muito embora, "The Death Of  You And Me" lembre muito vários bons momento do Oasis.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 9. Foster the People - Pumped Up Kicks


"Pumped Up Kicks" foi o cartão e visitas do Foster the People para o mundo. A música ganhou milhões de versões e remixes no planeta. No Brasil, já foi possível escutar a canção como BG de matérias no Fantástico, no Globo Repórter, só pra citar alguns. Mas falando da música, um pop bem executado e de refrão pegajoso. Impossível não se deixar levar com ritmo da música. Realmente um dos hits do ano.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 10. Emicida - Não É Só Ver (Part. Rael da Rima)


Uma das melhores músicas nacionais do ano, não tem muito o que comentar. Em "Não E Só Ver" do rapper Emicida com Rael da Rima, a ideia é dada: "Não é só ver e julgar (tem que colar, tem). Fica a dica em Doozicabraba e a Revolução Silenciosa.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 11. Lana Del Rey - Video Games


Ah, Lana! Essa linda! Mesmo sem nenhum disco lançado oficialmente, ela fez um barulho danado em 2011. "Video Games" com um vídeo caseiro, deu início aos trabalhos do hype, que já chegou nos Estados Unidos e Brasil. Essa boca... digo, essa música! Muito boa.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 12. Girls - Vomit


Mais uma do ótimo Father, Son, Holy Ghost. Em "Vomit"  - e mesmo no disco, o Girls expandiu mais a sua musicalidade. Em um tom mais sério e melancólico. E nessa ótima faixa rock n' roll puro, solitário e dilacerante. Com um final apoteótico. "Lookin' For Love".

As 100 melhores Músicas de 2011 - 13. Metronomy - The Look


"The Look" é uma música sensacional do Metronomy. Desde o teclado em contratempo da bateria, depois a guitarra sobressaindo no fundo. Impossível não ouvir essa vibe boa várias vezes, algo impossível,  também, de não fazer, com o disco The English Riviera.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 14. Radiohead - Lotus Flower


O The King of Limbs do Radiohead, dividiu a opinião dos fãs e da crítica. As influências de dubstep e outras vertentes da músicas eletrônicas, misturadas ao rock espacial que a banda já fazia, causou uma má impressão nas primeiras audições. "Somos" do time que o disco é fodão. As várias experimentações e principalmente pelo boom do viral "Lotus Flower". Lotus, aliás, é uma senhora música, com batidas cativantes e letra pra lá de "viajada". Um dos destaques do ano.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 15. Foster the People - Don't Stop (Color On The Walls)


Incrível esta banda Foster the People. Logo no disco de estreia, o Torches, emplacou vários hits. E de indies, passaram a sensação de 2011. "Don't Stop (Color On The Walls)" é pop/rock para as massas, é alternativa para os indies, é moderno para os hipters. Sensacional como essa música é fácil , sem ser banal.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 16. Arctic Monkeys - Suck it and See


Suck it and See! A faixa-título dos Arctic Monkeys, melodiosa, porém, não menos ruidosa, vicia desde a primeira audição. Pegajosa, assim como todo o disco. E isso que eles disseram em entrevistas recentes, que não conseguem mais compor hits! "Suck it and See" é muito hit.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 17. Adele - Someone Like You


Logo quando o 21 foi lançado, com "Rolling in the Deep" aumentando popularidade, sabíamos que o grande hit do disco era a bela "Someone Like You". Essa música trazia o que de melhor Adele tinha feito no álbum anterior, o 19, baladaça em voz e piano. E o que vemos hoje é a faixa como hit mundial, entrando na trilha sonora da principal novela Global, vendas lá em cima. Lady GaGa who?

As 100 melhores Músicas de 2011 - 18. Beyoncé - I Care


Beyoncé sempre foi a melhor dentre as que fazem a linha neodivas. Canta (de verdade), dança, interpreta, é gostosa e jamais negou suas raízes em sua música. Em 4, um dos melhores discos de 2011, ela reforça a linha diferenciada e foi contra a maré dos beats tunados em farofada. Até mesmo "Run the World (Girls)" a única batidão do álbum não é como as que vem liderando os charts mundiais. "I Care" é prova de toda a evolução da cantora, uma semi balada rock, com ecos de Tina Turner.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 19. Mauro Motoki - Meus Fones



Enquanto o Ludov prepara álbum novo, o Mauro Motoki aproveitou e gravou seu primeiro disco solo, o ótimo Bom Retiro. A faixa que mais se destaca é "Meus Fones", tanto pelo pop redondo, quanto pelo certeiro arranjo de teclado e sax, com direito a um ótimo solo deste último. A letra e a melodia são muito boas. Hit pronto pra estourar.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 20. Udora - Fischer


O Udora, banda que "acompanhamos" desde tempos de Diesel, vem amadurecendo a cada disco. A sonoridade alcançada com Belle Époque, um power pop abarrotado de melodias assobiáveis - porém longe de soarem genéricos, pode ser considerado o ápice do grupo, ou quase isso. Ainda sem grandes holofotes, ou por preferência, ou por pura preguiça do mercado em trabalhar algo que "ai se te pega" fácil. "Fischer" é sinônimo de tamanha qualidade do Udora. Melodia ótima e música bem escrita.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 21. M83 - Midnight City


Incrível como o M83 acertou a mão em seu disco duplo Hurry Up, We're Dreaming. Principalmente em "Midnight City". Uma música fantástica, com ótima produção e que ganhou um clipe tão igualmente sensacional.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 22. Maroon 5 - Moves Like Jagger (Feat. Christina Aguilera)


O Maroon 5 conseguiu emplacar mais uma música em escala mundial, após o mega hit "This Love", que os lançaram ao mundo em  2004. Em "Moves Like Jagger", homenagem ao estilo tão peculiar de dança de Jagger, a banda conseguiu batidas e grooves impressionantes, somadas a guitarra sútil. Farofada das boas. Christina Aguilera reforça a faixa que dominou as pistas em 2011.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 23. Marcelo Camelo - Ô ô


O Marcelo Camelo deixou de fazer aquela música arrastada (e chata, hehe), para voltar a praia das boas composições com um caráter mais acessível em Toque Dela. "Ô ô" caberia muito bem em qualquer fase dos Los Hermanos (que aliás se reunirão para uma turnê comemorativa aos 15 anos da banda). Música de boa qualidade pop.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 24. Mayer Hawthorne - Don't Turn The Lights On (Chromeo)


O Mayer Hawthorne teve um 2011 incrível. Lançou álbum de inéditas, o ótimo How Do You Do e ainda um interessante EP de covers, intitulado Impressions - The Covers EP. Deste, uma ótima versão soul do sucesso do Chromeo, "Don't Turn The Lights On", tão boa quanto a original.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 25. Arctic Monkeys - Brick By Brick


Os Arctic Monkeys, apesar de ser relativamente novos no cenário, já mostram uma maturidade incrível, capaz de torná-los a maior abdna de sua geração (se já não for). "Brick By Brick", um rock vigoroso,um dos hits do Suck it and See.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 26. The Decemberists - Rise To Me


Balada arrasa quarteirão. Mas não dessas babas, não. "Rise To Me" é muito bonita com toda a su vibe country. Grande disco do Decemberists, The King is Dead.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 27. Domenico - Cine Privê


O cantor Domenico Lancelloti, conseguiu criar um clima impressionantemente bom na faixa-título de Cine Privê, seu primeiro disco solo. A música tem uma atmosfera futurista e, ao mesmo tempo, fantasiosa, como se estivéssemos sonhando acordado e se deixando levar pela guitarra convidativa. A letra meio que trata desse assunto de estar em um lugar de dentro da cabeça. Uma pena que muita gente não teve a oportunidade de ouvir.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 28. Erasmo Carlos - Kama Sutra


Tremendão + Arnaldo Antunes, tema: Sexo. Aí temos o rock de "Kama Sutra". Erasmo Carlos ainda tem vigor pra escrever bons rocks, e daqueles que fazem muita falta no mercado atual.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 29. Marisa Monte - Depois


A Marisa Monte demorou pra retornar aos estúdios, mas toda demora foi recompensada no O Que Você Quer Saber de Verdade. A cantora, "antenada", destrinchou seu disco pouco a pouco em seu site oficial. Marisa também convidou músicos alternativos, como os requisitados da Nação Zumbi. "Depois", que provavelmente será single, tem uma das letras mais bonitas e melancólicas do disco. Marisa Monte ainda tem a manha de compor belas peças pop paras as massas, e ainda com qualidade.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 30. Banda UÓ - O Gosto Amargo do Perfume


Sem dúvida 2011 foi o ano para o trio goiano da Banda UÓ. Após fazer muito sucesso na internet com versões melody/tecnobrega para hits gringos, eles ainda superaram o viral "Oração" d'A Banda Mais Bonita  da Cidade na premiação da MTV com "Shake de Amor". Mas o melhor momento deles e do EP Me Emoldurei de Presente Pra Te Ter é "O Gosto Amargo do Perfume". Versão na "aparelhagem" de "Something Good Can Work", hit do Two Door Cinema Club, a letra em português ficou muito bem humorada e debochada e conquistou os hipsters.

 O Gosto Amargo do Perfume by Banda UÓ

As 100 melhores Músicas de 2011 - 31. Agridoce - Romeu


Pitty e Martin, arranjaram um tempo da banda principal e montaram o projeto folk Agridoce. Com o disco bastante elogiado. "Romeu" é uma das melhores músicas da carreira de Pitty, toda a atmosfera calma e bela, combinam nessa balada arrasa quarteirão.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 32. Breakbot - Fantasy (Feat. Ruckazoid)


O Breakbot nunca decepciona em seus singles. Em "Fantasy" - parceria com Ruckazoid, numa vibe Michael Jackson Off the Wall, ele não deixa a disco music cair com toques modernos. Irresistível. Pra dançar.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 33. Amabis, Criolo e Sinhá - Orquídea Ruiva


O produtor de trilhas sonoras de filmes Gui Amabis, conseguiu músicas impressionantes no disco de seu projeto Amabis, intitulado Memórias Luso/Africanas. A música "Orquídea Ruiva", te faz imaginar dentro de um filme, andando em câmera lenta pelas ruas de Campo Grande, com um calor beirando os 35º. A faixa é um grande acerto: o clima produzido por Amabis na canção, a poesia de Sinhá e a letra bem escrita e cantada por Criolo.

 Orquídea Ruiva (Gui Amabis feat Criolo) by criolo_oficial

As 100 melhores Músicas de 2011 - 34. Gotye - Somebody That I Used To Know (Feat. Kimbra)


O belga Walter De Backer, famoso como Gotye, lançou o disco Making Mirrors e conseguiu fazer barulho com este sonzaço chamado "Somebody That I Used to Know". A música - um pop magnífico com letra dor de cotovelo das bravas, tem  participação na medida da cantora Kimbra.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 35. Girls - Just A Song


"Just A Song", "apenas" uma bela música, nesses dias caóticos. Os Girls vieram forte em 2011, Father, Son, Holy Ghost é uma coleção de boas músicas.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

As 100 melhores Músicas de 2011 - 36. Emicida - Viva (Part. Rael da Rima)


O ano de 2011 foi de solidificação do rapper Emicida. Com o lançamento do ótimo Doozicabraba e a Revolução Silenciosa, que teve produção da dupla Beatnick & K-Salaam e do The Studio. Emicida versa sobre chegar onde chegou em "Viva", claro, sempre com rimas inovadoras e atuais.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 37. Udora - O Mesmo Outra Vez


Em "O Mesmo Outra Vez", o Udora traz um power pop pronto para as rádios. Mas não pense que é potencial hit desses descartáveis, longe disso. A qualidade da banda vem aumentando disco a disco.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 38. Cake - Long Time


Cake batidão para as pistas. "Long Time" é quase isso, em uma daquelas músicas que só eles conseguem fazer.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 39. Marina Lima - Para Sempre (Part. Samuel Rosa)


O Clímax de Marina Lima passou despercebido, mais ainda essa bela música "Pra Sempre", parceria com o vocalista do Skank, Samuel Rosa.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 40. The Black Keys - Lonely Boy


A dupla Black Keys correu e lançou o ótimo El Camino antes do ano acabar. Muita gente reviu as suas listas, como este blog. A faixa "Lonely Boy" é um single certeiro, blues-rock de primeira qualidade, empolgante e para as massas. A música cola no ouvido e é perfeita para os estádios. 

As 100 melhores músicas de 2011 - 41. The Weeknd - What You Need


O The Weeknd surgiu em 2011, com uma triologia de mixtapes, resgatando um clima r&b, chill out com toques de dubstep. As colagens de "What You Need", com ecos de Portishead, hipnotizam.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 42. M83 - Reunion


O disco duplo do M83, Hurry Up, We're Dreaming,  que faz jus ao nome e nos presenteia com músicas que pedem para serem tocadas em grandes arenas. "Reunion" é hit de estádio, tem refrão pra cantar junto.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 43. Jay Vaquer - Do Nada, Me Jogaram Aos Leões (Part. Maria Gadú)


O cantor Jay Vaquer, segue sua batalha pra levar sua ótima música a cada vez mais pessoas. "Do Nada, Me Jogaram Aos Leões" faixa do álbum Umbigobunker!? -que conta com a participação de Maria Gadú, só reforça o letrista excelente que é. Versos bem trabalhados e de forma muito inteligente. A batalha continua.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 44. Faria & Mori - Outro Lugar


O projeto do musico André Faria, o Faria & Mori, ainda não chegou ao grande público, uma pena, pois o disco Outro Lugar é cheio de rocks de estádio. A faixa-título, que fica no esquema acústico até explopdir num rock barulhento no final, é um grande exemplo.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 45. Noel Gallagher - If I Had A Gun


Noel Gallagher montou seu projeto solo High Flying Birds. Provando que era a parte legal da dupla que mantinha com o irmão no Oasis. "If I Had A Gun", assim como as outras músicas do disco, mantém a vibe  dos bons momentos em que teve no Oasis

As 100 melhores Músicas de 2011 - 46. Vespas Mandarinas - Antes Que Eu Conte Até Dez


Após algumas mudanças na formação (saíram Mauro Motoki e Mike Vontobel e entraram Pndé e Flavinho), os Vespas Mandarinas, liderados por Chuck Hipólitho, lançaram o ótimo EP Sasha Grey. Com uma sonoridade mais pop, acessível - ainda assim, sem perder a qualidade. O resultado de tudo isso é o grande acerto "Antes Que Eu Conte Até Dez". Letra boa, refrão memorável. Daquelas que você bate o pé e canta junto.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 47. The Ting Tings - Hang it Up


O duo Ting Tings apareceu depois de um bom tempo com "Hang it Up". Guitarra bem trabalhada e boas batidas. O vocal continua sensacional como sempre.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 48. Gaby Amarantos - Xirley


O refrão de "Xirley" diz simplesmente: "Eu vou samplear/Eu Vou te roubar", um dos mais sensacionais do ano. Gaby Amarantos se prepara pra dominar o país com o álbum Treme, previsto para 2012.

As 100 melhores Músicas de 2011 - 49. Silva - 12 de Maio


A mistura de indie rock com mpb/samba fizeram do EP do Silva um dos mais comentados nesses últimos meses de 2011. "12 de Maio" é o carro chefe, com uma vibe ótima.

 12 De Maio by SILVΑ