quarta-feira, 27 de maio de 2009

Prison Break: 4x21 e 4x22 - " Rate of Exchange" e "Killing Your Number" (Series Finale)


Esse texto era pra ter saído logo após o series finale de Prison Break, mas aconteceu alguns imprevistos e estou psotando agora. Já vazou o filme The Final Break, que explicou uma questão no final do episódio final na Fox norte-americana. Comentemos mais tarde.Durante esses quatro anos, vimos muitos acertos e erros. Muito mais acertos do que erros. Esse series finale era aguardado por muita gente no mundo.

Acabei de rever os dois episódios finais que foi ar no dia 15 de maio. 4x21 - Rate of Exchange e 4x22 - Killing Your Number. E no calor da emoção é impossível querer analisar os erros dessa temporada, mesmo os mais constantes nessa reta final. Talvez os produtores estavam tão pressionados para concluir a saga de Michael Scofield, que esqueceram de alguns detalhes que nunca passaram despecibido nesta série tão brilhante. Mas nada disso tira o final excelente que deram a Prison Break.



Nessas quase 1h,30m de desfechos e reviravoltas, temos de novo a presença do louvável personagem Sucre. O melhor amigo de Michael nesses quatro anos é procurado por C-Note. Sei que muitos de vocês acharam desnecessária a sua volta, mas no fim, ele foi bem encaixado no desfecho com a Companhia, então foi válido.

Enquanto C-Note e Sucre se enatendiam para poder ajudar os irmãos, a pedido de um velho conhecido de Prison Break, Michael dobrava sua mente em busca de um plano pra salvar Sara, Linc e Scylla. Com a juda de Mahone, Scofield quase consegue pegar sua mãe, mas ela é bem mais esperta que ele, esaca que ele está mentindo no ato.

Christina definitamente foi uma melhores vilãs de Prison Break, mesmo com uma participação curtíssima, ditou o rumo que culminou no fim da Companhia. Christ mostra mas uma vez o quão ardilosa e sádica pode ser, tirando o sapato e enfiando o salto no ferimento de bala que ela mesmo causou em Linc, e de quebra revela ao "lado burro" da dupla, como ela mesmo afirma, que o motivo dela ter deixado ele quase fritar em Fox River, pelo simples fato de não ser mãe verdadeira de Burrows.

Mahone e Michael armaram um plano perfeito pra recuperar Linc e de quebra matar a senhora Scofield. Mas antes, Mike tinha que reaver Sara, já que ele sabia que Krantz não a levaria na negociação de Scylla. Ele simplesmente escala o prédio e salva a sua amada das "mãos" de T-Bag. Antes do Michael aparecer, tivemos uma cena interessante entre a doutora e mão de borracha. Ela o confronta dizendo que ele só machucava as pessoas, as fazia sentir dor, pelo simples fato dele ter ums disfunçal eretil. Sim minha gente, T-Bag é brocha! Sara jogou isso na cara dele, e foi além, dizendo que o motivo era possivelmente trauma por ter sido abusado quando criança. Foi muito bom saber disso. Prison Break foi dando um fim ótimo pra uma das personagens mais sujas que sairam de Fox River.


C-Note e Sucre conseguem o celular de Michael para Paul Kellerman! Sim, Kellerman voltou para sua redenção e dar liberdade à todos! Ele pede Scylla a Scofield e promete exoneração à todos. Ele esteve todo esse tempo trabalhando contra a Companhia, junto aos parceiros do pai dos irmãos.

Tudo estava indo bem, Christina estava derrotada (nem tando, o que foi aquela mãozinha se mechendo?), a única preocupação agora era salvar a vida de Lincoln. Sara e Mahone vão até o hospital. Lá Don Self estava sendo pressionado desde o primeiro momento por dois agentes federais. Sara mandou que um de seus capangas desse um "corretivo" em Self e aplicou uma substância que quase o matou. Os agentes acabaram prendendo Mahone.

Sara consegue pegar os medicamentos. Em mais uma cena sutil, porém bem executada, Linc e Michael falam sobre não serem irmãos, Linc pede pra Scofield o abandonar e salvar Mahone, já que eles nem são irmãos mesmo. Michael em mais uma prova de que é o sucesso de Prison break, diz que nada muda. Tudo muito bonito, mas os agentes do general chegam e os levam ao QG.

T-Bag é pego na armadilha de Sucre e C-Note e conseguem achar o paradeiro de Krantz. Os desfechos vão se aproximando. Os rapazes chegam no QG, salvam Sophia e deixam o General Krantz pra ser pego peka polícia.


Quando tudo parecia terminado, ufa!, eis que a malvadona Christina Scofield aparece, em muito bom estado (!!!) e tenta levar o componente embora. Michael saca a arma e tenta atira em sua mãe, mas incrivelmente a arma falha. Scofield teria a morte de um Burrows, segundo Christina. Como estamos perto do fim, Sara dá um tiro nas costas da sua sogra, mas Mike acaba levando um tiro.

Então Michael Scofield, pega Scylla e vai dar um fim nessa perseguição de quatro anos junto a Paul Kellerman. No começo, Michael faz charme, mas acaba entregando o dispositivo pra ONU. Todos foram exonerados.

Nesse momento a série salta quatro anos e vemos:

- O general Krantz na cadeira elétrica
- T-Bag como nos velhos tempos, preso.
- Don Self ficou na cadeira de rodas.
- Paul Kellerman se tornou senador.
- Mahone acabou com sua companheira de trabalho, a agente Lang
- C-Note apreciando o sol em liberdade
- Sucre se despedindo da sua filha pra uma viagem
- Burrows se despedindo de Sofia. É eles ficaram mesmo juntos.
- Sara e Michael Jr estão no Panamá indo ver Michael Scofield.


Nesse momento, Sara, Michael Jr, Mahone, Sucre e Lincoln se confraternizam na frente do túmulo de Michael Scofield. Um final chocante e ao mesmo tempo emocionante pra grande parte dos fãs de Prison Break. E assim acabou, quatro longos anos de uma série tão brilhante, que me deixou vidrado na frente do computador. A cada semana, Prison nos deixava ainda mais contentes por poder acompanhar um programa televisivo tão cativante. Foi um prazer acompanhar Prison Break. Dificilmente haverá uma outra série como essa, e com um final desses. Descanse em paz, Prison!


"Seja a mudança que você quer ver no mundo"


Ps: Em breve os comentários do filme The Final Break, que já vazou na net.

3 comentários:

  1. cara. acabei de ver o ultimo episodio.. muito foda!
    tiro o chapeu pro criador!
    da hora que ele soube ter limites, foram apenas as 4 temporadas e com um fim, nao foi como smallville que se enrola ate hoje,rsrs
    muito foda!

    att,

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários!! Essa série e muuuuuuito boa (se não for a melhor)!! O filme foi muito bom. Michael morreu por uma boa causa :D

    ResponderExcluir