sexta-feira, 13 de março de 2009

Top 10: Sexta 13!


"Não passe por de baixo da escada".
"Evite gatos pretos".

"PELO AMOR DE DEUS não quebre um espelho hoje!"


Você já deve ter ouvido essas frases acima desde que nasceu. Uma sexta-feira 13 poderia ser um dia qualquer se na nossa cultura não fosse o dia oficial do agouro, da coisa ruim. E como os mitos e lindas, os filmes de terro são tradicionais no dia de hoje. Por isso esperamos justamente hoje (é porque na sexta feira de fevereiro estava um correria que só) para estreiar um novo quadro, o Top 10. Todo mundo adora listar os mais, mais, e os menos, menos. Então vamos ao encontro de fãs de listas, e faremos apartir de agora o Top 10 Sexta-feira 13, com dicas de filmes de terror ideais para o dia de hoje. A lista cheira a nos 80, mas vocês vão entender (senão, f***). Não listo aqui os melhores filmes de terror em tempos, e tão pouco explico, em sua maioria, os efeitos de mercado de cada película. Apenas uns filminhos, bons, toscos, para acompanhar essa sexta 13.



10º Cemitério Maldito (Pet Sematary - Mary Lambert, 1989)

A adaptação do livro de Stephen King (espere, porque terão muito do cara nesse Top 10) não fez feio nas mãos da diretora Mary Lambert. O filme traz no enredo animais e pessoas que ressucitam após serem enterradas em um cemitério indígena. A estória, como qualquer uma do Stephen, te prende e surpreende. Nada como começar uma maratona de sexta-feira 13 com esse filme. Classe!

O Chamado (The Ring - Gore Verbinski, 2002)



Galera, duvido que você não levou um belo susto com a Samara, toda torta saindo de uma televisão e vindo em direção à sua tela. O Chamado, remake do japonês Ringu (infinitamente melhor que O Chamado, mas vale lembrar, não é isso que estamos jugando aqui), funcionou bem, e ainda funciona. Há muitos críticos dizendo que o remake era apenas comercial. Concordo em partes. Mas nada do que ve-lo hoje, sozinho em casa, para celebrar a sexta 13!

Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula - Francis Ford Copolla,
1992)

Não poderia faltar uma boa estória de vampiros nesse Top 10. O clássico enredo de Drácula de Bram Stoker teve uma ótima película no começo dos anos 1990, pelo fantástico diretor Francis Ford Copolla. O filme conta com, entre outros, Anthony Hopkins, Winona Ryder, Keanu Reeves e Tom Waits. Proteja os pescoços e
siga em frente!

[Rec] ([Rec] - Jaume Balagueró e Paco Plaza, 2007)



[Rec] é desconcertante. Parece ser real. É denso. É da Espanha e conquistou o mundo. O horror!


Encarnação do Demônio - José Mojica Marins (Zé do Caixão), 2008


Agouro, superstições, mau olhado, mandinga. Zé do caixão é o resumo da cultura da Sexta feira 13. Encarnção do Demônio é menos tosco da videografia do Zé, mas nem por isso perde aquele charme do sangue de glosélia que é tõa legal em seu filmes. Se você não ver, ele lehe rogará uma praga, pode apostar.

O Iluminado (The Shining - Stanley Kubrick, 1980)



Estamos na metade da lista, e mais uma adaptação de Stephen King. Mas não é uma filmagem qualquer. O diretor é simplesmente o gênio Stanley Kubrick. Cenas clássicas de um Jack Nicholson ensandecido. Obrigatório em qualquer estante que se prese.

A Hora do Pesadelo (A Nightmare On Elm Street - Wes Craven)



Ah, falar de sexta-feira sem um filminho do Freddy Krueger é ser cult demais! A estória de Freedy assustou criancinhas e arrastou multidões para os cinemas. Era podre, efeitos ridículos (principalmente as navalhadas no pescoço quando o sangue jorra). Mas era muito foda. O diferencial do Freedy era atacar nos sonhos, nos medos de suas vítimas. Como em uma cena antológica em que Johnny Depp dormia com uma TV e era engolido pela cama (hahahaha, mais tosco que isso impossível) Um grande personagem da década de 1980 que ainda faz muito sucesso. Resultado: remake a caminho.

Jogos Mortais (Saw - James Wan, 2004)



James Wan foi genial ao produzir um quase reality para os cinemas. Jigsaw fez suas vítimas penssarem o quanto a vida é valiosa no melhor estilo "um pé ou nada". Filmado em 18 dias com um orçamento bem abaixo dos padrões blockbuster de Hollywood, arrebatou o mundo. A simplicidade do roteiro poderia ter gerado sequências melhores. Mas nem todo sangue é ouro, e os novos produtores do Jogos Mortais sabem bem disso.


O Nevoeiro (The Mist - Frank Darabont, 2008)


Stephen King realmente é o rei do terror. A maioria das adaptações feitas apartir de seus livros foram muito convincentes. E o caso do terceira adaptação do cara aqui no top 10. O Nevoeiro, brinca com os confrontos humanos, com atores afinados numa produção ótima. Não há ali nenhum grande efeito mirabolante, a névoa, o que está escondido nela e os conflitos entre as personagens fez do Nevoeiro um dos melhores filmes de 2008. Ah, e com um final mais perturbador e agonizante de que se tem notícia!



Sexta-feira 13 (Friday the 13th - Sean S. Cunninghan)


Muitos podem me chingar. Podem falar que há muitos filmes melhores que vários dessa lista (e realmente há). Mas como falar de sexta-feira 13 sem falar das atrocidades de Jason Voorhees. O serial killer que aterrorisou os cinemas na década de 1980 ao lado de Freddy Kruger. Foi muito bem sacado colocar Freddy vs Jason no novo século. Serviu pra pautar bem o que ocorria na época de ouro desses dois personagens, há duas décadas. As histórias de Crystal Lake, deixou muita gente "arisca" para acampar com a galera. Sexta-feira 13 é tosco, é absurdo. Mas ainda assim é o melhor pro dia de hoje. Porque Jason nunca morre!

2 comentários:

  1. Uau! Que Top 10, hein Deivison? Muito divertido acompanhar listas, cada um tem a sua, né? Olha colocaria Sexto Sentido, Pássaros e Pânico fácil nessa lista

    ResponderExcluir
  2. Pam, eu até cogitei colocar Pássaros, mas na hora H fiquei com "O chamado". E "Pânico" e "Sexto Sentido" seriam óbvios demais nessa lista (ainda que eu ache Sexto Sentido fodaço!)

    Valeu pela visita e continue esxpiando, rs!

    ResponderExcluir