quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Adaptação de "O Nevoeiro" não decepciona.


Sempre fui meio negligente quando o assunto é lançamentos cinematográficos. Como quase sempre corro atrás de música e seriados, muitos filmes passam batido - ainda mais com os preços dos ingressos nas alturas. Agora voltei a ver filmes com mais frequencia já que minha internet está muito melhor e posso baixar muitos filmes com qualidade ótima - pessoal não passo e nem vendo filmes pra ninguém, não insistam!

Bons filmes de terror e suspense estão cada vez mais escassos. Várias das fórmulas apresentados hoje já estão desgastadas a muito. Nesse momento tão ruim para o gênero, o diretor Frank Darabont foi buscar no mestre do terror Stephen King uma válvula de escape pra não fazer número aos péssimos roteiros apresentados nos últimos anos. “O Nevoeiro” (”The Mist”) é uma das histórias mais interessantes que já li do Stephen. Uma tempestade devasta a cidade de Maine e alguns moradores e personagens principais da história vão até o mercado pra se abastecerem de alimentos. Um estranho nevoeiro invade a cidade e as pessoas ficam presas dentro do local. No livro, King nos prende até o fim nos deixando agoniados pra desvendar os mistérios contidos na névoa. Frank poderia muito bem explorar apenas o lado colorido do livro (sangue) e esquecer os conflitos que existem entre as personagens onde o caos leva os mesmos ao fanatismo barato.

Felizmente, Darabont explorou os dois pontos principais do livro: os conflitos religiosos e o medo. Acreditar ou não no que estavam vendo. Uma fábula ou não? Como sou um fanático por terror, prestei atenção em cada detalhe do filme e em todas as amarras utilizadas que estão no livro. Existem adaptações muito melhores e fiéis por aí. Nem precisamos falar do clássico “O Iluminado” também de Stephen, adaptado brilhantemente por Stanley Kubrick. “O Nevoeiro” é um ótimo filme pra quem está fugindo de terror japonês, câmeras desfocadas e efeitos já cansativos.

Ficha:

Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Alexa Davalos, William Sadler, Laurie Holden, Chris Owen, Natahn Gamble, Andre Braugher; Direção: Frank Darabont; Gênero: Terror; Duração: Distribuidora: Paris Filmes. 126 min.;


Veja o trailer de “O Nevoeiro” (”The Mist”):


Nenhum comentário:

Postar um comentário