quinta-feira, 14 de maio de 2009

Lost: 4x16/17 - "The Incident" (season finale)



Eu poderia ficar horas aqui escrevendo sobre o season finale de Lost, mas para resumir: foi foda! Mesmo após quatro temporadas, os roteiristas conseguem nos presentear com um final de temporada desses. As quase 1h30m de The Incident foram tão rápidas , que quase nos fizeram perder o fôlego. Vou ficar os próximos meses assimilando e discutindo tudo o que esse episódio revelou.

Logo de início damos de cara com o mito Jacob. Conversando, ali, numa boa, do lado da estátua inteirinha. A sua passagem relâmpago pelo episódio foi deveras importante pra entendermos várias coisas. Uma delas a construção da tão famigerada "Lista de Jacob". Ele esteve com Hurley, Jack, Kate, Locke, Sayid, Jin e Sun antes mesmo deles embarcarem no Oceanic 815. Deixando um objeto para cada um, inclusice aquele case de guitarra que Hurley leva para todo lado. Isso nos dá uma luz maior na hora de pensarmos que é mesmo o destino deles estarem na ilha. Algo a ser trabalhado na 6ª temporada.

Enquanto isso na vila Dharma, Jack passa por vários impecílios para poder detonar a bomba. Troca tiros, Sayid é baleado e seus amigos Kate, Juliet e Sawyer tentam impedi-lo de mandar tudo pros ares. Cenas de novela no quadradado amoroso e uma briga enorme entre Jack e James dão um tempinho no ágil episódio.

Em sua caminhada até o messias, digo, Jacob, Locke manipula Ben para matar o "dono" da ilha, da mesma forma que ele sempre o fez com as outras pessoas. O diálogo entre Ben e Jacob é muito interessante. Jacob diz que Benjamim tinha uma escolha, ele poderia ou não mata-lo, mas Ben o esfaqueia e ele cai dizendo que: "they're coming, they're coming". Em bom português: "eles estão vindo". E Locke joga Jacob na fogueira. E Jacob, que até o momento era apenas figura da linguagem, aquele que dava as ordens, morre. Porque ele e Alpert nunca envelheceram? Tem a ver com as referências egípcias da ilha? Serão eles deuses? E Quem está vindo? Essas respostas só virão, possivelmente no último ano de Lost.

Na sequência Ilana e seu grupo mostra para Richard Alpert e os Outros o corpo de John Locke. Se Locke está morto, quem é aquele que estava na cabana debaxo da estátua? Ilana está na ilha por Jacob, será interessante o desenrolar de sua história em 2010.

Quase no final de The Incident, Jack vai até Cisne pra detonar a bomba, Juliet, Miles, Kate, Hurley e Sawyer resolve ajuda-lo. O doutor joga a bomba lá dentro, mas ela não explode e derrepenteo buraco começa a sugar tudo que é de metal, um corrente se enrocas em Juliet e a puxa para o buraco. Kate e Sawyer tentam resgata-la. Em vão. Ela vai perdendo forças e faz várias declarações emocionadas e convincentes pra Sawyer e cai no buraco. Jack levanta cambaleante depois de uma caixa de ferramentas bater em sua cabeça e tira Sawyer e Kate da berada do buraca antes que as estruturas de metal os matem.

No fundo do buraco, Juliet acorda, toda estourada pela queda e vê a bomba do seu lado. Ela pega uma pedra, bate na bomba duas vezes, então temos um clarão e a tela fica branca com o nome Lost. A 5ª temporada acabou, assim no vazio, sem nos deixar nenhuma perspectiva, muito bem sacado por sinal. Sendo assim, muitas são as teorias que iremos criar e debater durante os próximos 9 meses, até começar o ano final dessa que é uma das séries mais fantásticas da história da TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário