sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Em 2008, 95% dos downloads musicais foram ilegais.


Um dado muito preocupante aos maguinatas da música foi divugado pela IFPI (Fedração Internacional da Indústria Fonográfica). Segundo a pesquisa levantada pela insituição de todas as músicas baixadas pela Internet no ano passado (2008), 95% foram feitas de forma ilegal. Apenas 1,4 bilhão de downloads foram feitos de forma legal, o que corresponde a 5% restantes. Comprovando mais uma vez que os usuários da Internet e consumidores de música não estão mais dispostos a pagar um disco inteiro por uma música e/ou ainda nem pegar por uma música.
Ainda com os dados da pesquisa, a música mais baixada de forma legal foi "Lollipop" do rapper Lil' Wayne. A música obteve 9,1 milhões de downloads.

Mesmo o mercado digital crescendo 25% gerando 3,7 milhões de dólares, a pirataria na Internet á a maior ameaça para o futuro da indústria mundial, segundo a IFPI. A pesquisa concluiu também que o mercado musical, no geral, caiu 7% em 2008.


Outra informação curiosa é que a venda de disco de vinil cresceu 89% nos Estados Unidos. A venda total chegou a 1,8 milhão de LPs. Deixando muitos empresários confusos. As pessoas que gostam de música compram por puro saudosismo ou porque o conceito de álbum ainda é atrativo?

No ranking de LP's mais vendidos, o primeiro lugar ficou com "In Rainbows" do Radiohead com 25.800 cópias vendidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário