quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

“Uma história da música popular brasileira”


Poucas vezes li algo sobre a história da nossa música popular. Muitas das vezes sentia falta de um livro que nos contasse passo a passo desde o início e que não ficasse preso aos clichês de livros didáticos. Jairo Severiano, um estudioso da MPB sintetizou todas as histórias de seu conhecimento no ótimo livro “Uma História da Música Popular Brasileira - Das Origens à Modernidade” lançado no começo desse ano pela Editora 34. Nas 504 páginas, Jairo discorre a história da MPB desde o ‘landu’ ao pop/rock atual.

Para não cansar o leitor, Jairo tematizou mais de 200 anos de história em quatro capítulos: formação (1770-1828), consolidação (1929-1945), transição (1946-1957) e modernização (de 1958 até os dias correntes). Todas as histórias são contadas de forma simples e direta. Sem muitos rodeios e nem devaneios. Dentro desses quatro tempos o escritor contextualiza gêneros e movimentos, assim como seus compositores, músicos e cantores que mais se destacaram ao longo de dois séculos de música.

O livro é uma ótima oportunidade pra quem quer saber mais sobre a música popular brasileira e não sabe por onde começar. O livro pode ser encontrado em todas as livrarias do Brasil e também pela internet.

“Uma história sobre a música popular brasileira - Das origens à modernidade”; Editora 34; 2008.

Um comentário:

  1. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir